quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O impacto das plataformas digitais e das novas mídias no comportamento do consumidor.

Como as plataformas digitais e as novas mídias impactaram o marketing e a comunicação nós já sabemos - quem não sabe pode descobrir aqui ou aqui e aqui também - mas e como tudo isso tem impactado o comportamento do consumidor?

Os novos campos de atuação das marcas, os dispositivos móveis e a web mudou a posição dos elementos no processo de comunicação entre marca e consumidor. Hoje o consumidor além de receptor pode ser também emissor. O poder da palavra não pertence mais a uma pessoa, mas sim aquele que ousar falar para todo mundo ouvir, e está cada vez mais fácil fazer isso.


São computadores, smartphones, iPads e uma infinidade de plataformas que possibilitam a comunicação com o mundo e para isso basta estar conectado à internet. São novos grupos sociais e virtuais que fazem parte de redes e classes que eclodiram sem que pudéssemos perceber. O sucesso estrondoso do Facebook e a nova classe C demarcam bem o início de toda mudança.
O ato de comprar mudou e o que motiva a compra também. Mas como o consumidor tem sido impactado pelas marcas? 

Eu acredito que as marcas é quem estão sendo impactadas pelos consumidores, pela nova forma de consumir. E os consumidores? Estes são motivados a consumir produtos e serviços de marcas que permitem-se ser impactadas. Marcas que ouvem sugestões, críticas e reclamações. Marcas que melhoram e crescem com a ajuda contínua do seu maior colaborador: o cliente.
Mas para você como as plataformas digitais e as novas mídias tem impactado o consumidor?
Siga-me no Twitter: @DaniBSanto

Um comentário: